Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ

Foi na busca pelo reconhecimento como uma Fundação de excelência na gestão de projetos de pesquisa, de ensino e de extensão que as Diretorias Executivas da Funep decidiram pela implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.

O SGQ foi estabelecido, documentado e implementado para o gerenciamento da qualidade e dos riscos inerentes às atividades relacionadas ao escopo da Certificação: gerenciamento de projetos de pesquisa e de serviços, realização de eventos, editoração, impressão e comercialização de livros e serviços. Foram estabelecidos procedimentos para identificar e conduzir as melhorias contínuas a fim de promover continuamente o progresso do sistema.

Em junho de 2013 a Funep submeteu seu Sistema de Gestão da Qualidade a uma auditoria externa. Na oportunidade, diante do desempenho apresentado e por entender que o seu SGQ apresentou todos os elementos necessários para confirmar o atendimento aos requisitos da norma, aos auditores do Organismo Certificador recomendaram a Funep para a obtenção da Certificação ISO 9001:2008. O Certificado inicial foi emitido em 27 de junho de 2013 e vem sendo renovado mediante auditorias externas anuais.

Em 2018 a Funep passou por auditoria externa visando a migração para a Norma ISO 9001:2015, o que se efetivou. O Organismo Certificador ratificou o atendimento, pela Funep, dos requisitos estabelecidos na versão 2015 da ABNT NBR ISO 9001 e um novo Certificado foi emitido em seu nome. Cada ciclo de certificação tem validade de três anos, mas, anualmente a Funep é submetida a auditorias de manutenção.

Gestão da Qualidade

O desenvolvimento e o monitoramento do SGQ estão sob a coordenação da Diretoria Executiva, da Gerência Administrativa e da Coordenadora da Qualidade, juntamente com Coordenadores dos Setores Operacionais: Projetos, Eventos e Livraria e Editora; e dos Setores de Apoio: Compras, Financeiro, Recursos Humanos e Controladoria (Contabilidade, Fiscal e Patrimônio).

E-mail e telefone para orientações e esclarecimentos de dúvidas:
qualidade@funep.org.br | (16) 3209-1300

Coordenadora de Qualidade

Patrícia dos Santos Rocha Alves da Silva

Política da Qualidade da Funep

Objetivos

Qualidade

A excelência na gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Garantir a qualidade e a confiabilidade dos nossos serviços. Desenvolver ações contínuas para a melhoria dos processos de gestão.

Compromisso

O compromisso com o conhecimento e com a sustentabilidade ambiental. Empreender ações de caráter científico, educacional, sustentável e de proteção e respeito ao ambiente.

Processos

A busca contínua da melhoria de seus processos. Garantir o controle das atividades operacionais. Elaborar ações de melhorias internas.

Satisfação

A satisfação dos parceiros pesquisadores, financiadores e fornecedores, além da satisfação interna dos colaboradores, conselheiros e diretores Manter os parceiros satisfeitos. Atender aos requisitos dos parceiros. Oferecer treinamentos com qualidade e capacitar os colaboradores por meio de programas de desenvolvimento pessoal.