A Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – Funep foi criada em 28 de novembro de 1979, por um grupo de 40 docentes, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp – Câmpus de Jaboticabal.

A Fundação foi criada com o objetivo de auxiliar os professores no gerenciamento financeiro de seus projetos, marcando o início do ingresso da iniciativa privada no investimento em projetos de pesquisa.

A Funep viabiliza o desenvolvimento de projetos de pesquisa, apoia a realização de cursos de especialização e de extensão universitária, simpósios, seminários, conferências e trabalhos por meio de publicações especializadas, apoiando o desenvolvimento de trabalhos científicos, educacionais, culturais, ambientais e assistenciais.

A Funep é conveniada a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com a finalidade de estabelecer e regulamentar programas de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e de interesses comuns, em especial com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV, Câmpus de Jaboticabal – SP.

A Funep também é credenciada como Fundação de Apoio da Universidade Estadual de Maringá (Diário Oficial do Estado do Paraná, de 06/04/2022); da Universidade Federal do Norte do Tocantins (Ata da Reunião do Conselho Superior de 05/07/2022) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Credenciamento n. 03-2023, de 12/05/2023).

A Funep é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com autonomia didático-científica, administrativa, financeira, patrimonial e operacional e foi instituída por meio de escritura pública lavrada a 16 de fevereiro de 1981.

A instituição é credenciada como Fundação de Apoio, em conformidade com o Decreto nº 62.817, de 4 de setembro de 2017. O credenciamento da Funep junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo foi publicado a 5 de dezembro de 2019, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A Funep está habilitada a apoiar Projetos provenientes da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV, Unesp Câmpus de Jaboticabal e a projetos provenientes de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação e dos Núcleos de Inovação Tecnológica, além de convênios e contratos firmados com quaisquer empresas públicas ou privadas.

Tradição e credibilidade são os resultados da dedicação de seus professores parceiros e colaboradores.