Tipo:

Presencial

 Período:

29 a 31 de maio de 2025

 Local:

Setor de Reprodução Animal – FMVZ/Unesp Botucatu
Centro de Diagnóstico e Biotecnologia em Reprodução Animal

Carga Horária:

25 horas

Apresentação

O 36º Curso de Andrologia e Biotecnologia do Sêmen Equino, idealizado pelo Prof. Dr. Frederico Ozanam Papa, é um evento tradicional que ocorre anualmente há mais de três décadas, consolidando-se como uma das principais capacitações teórico-práticas na área da reprodução equina no Brasil.

O curso tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e científico de estudantes e médicos-veterinários, com foco em procedimentos avançados relacionados à andrologia e às biotecnologias aplicadas ao sêmen equino.

Ao longo de três dias, os participantes têm acesso a conteúdos atualizados e práticas laboratoriais conduzidas por profissionais renomados, como o Dr. Gabriel Monteiro e a Dra. Thaís Cavalero.

Dentre os temas abordados, destacam-se o exame andrológico, ultrassonografia do trato reprodutivo, técnicas de colheita, refrigeração e congelação de sêmen, além de novas abordagens terapêuticas para garanhões subférteis. Métodos alternativos de coleta e manipulação seminal, incluindo a colheita da cauda do epidídimo e a estimulação manual, também compõem o conteúdo programático, promovendo uma formação abrangente e voltada para a prática clínica e reprodutiva equina.

Público-Alvo

Graduandos de Medicina Veterinária e Médicos Veterinários

Coordenadores

Prof. Dr. Frederico Ozanam Papa
Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro

Investimento

Até 14/05/2025

R$ 1.500,00

Até 21/05/2025

R$ 1.800,00

Até 28/05/2025

R$ 2.000,00

DESCONTO ESPECIAL PARA INSCRIÇÕES EM GRUPO.

GRUPOS DE 5 PESSOAS OU MAIS. 15% DE DESCONTO A PARTIR DO LOTE VIGENTE.

Interessados entrar em contato com o Setor de Eventos pelo e-mail eventos@funep.org.br
ou pelo Whatsapp (16) 99768-9243


Formas de pagamento: À vista no boleto, pix ou parcelado no Cartão de Crédito em até *12x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).

Programação

Local:
Setor de Reprodução Animal – FMVZ/Unesp Botucatu
Centro de Diagnóstico e Biotecnologia em Reprodução Animal
Link Maps: https://maps.app.goo.gl/8iuhQwNXPxpD25SM7?g_st=iw


 

29 de maio

8h às 10h – Prof. Frederico Papa
Teórico: Aspectos do exame andrológico com ênfase na avaliação de sêmen

COFFEE BREAK

10h30 às 12h30 – Prof. Gabriel Monteiro
Teórico: Técnicas de diagnóstico por imagem aplicadas ao exame andrológico

INTERVALO

14h às 16h – Prof. Frederico Papa
Prática: Colheita, avaliação e processamento de sêmen e morfologia espermática

COFFEE BREAK

16h30 às 18h30 – Prof. Gabriel Monteiro
Prático: Exame andrológico e ultrassonográfico do trato reprodutivo

30 de maio

08h às 10h – Prof. Gabriel Monteiro
Teórico: Processamento, refrigeração e transporte de sêmen

Tópicos extras

COFFEE BREAK

10h30 às 12h30 – Prof. Frederico Papa
Teórico: Congelação de sêmen e novas biotecnologias

INTERVALO

14h às 16h – Prof. Frederico Papa
Prática: Refrigeração e congelação de sêmen

COFFEE BREAK

16h30 às 18h30 – Professores Frederico Papa e Gabriel Monteiro
Prático: Novas biotecnologias de manipulação e congelação de sêmen

31 de maio

08h às 10h – Prof. Thaís Cavalero
Teórico: Métodos alternativos de coleta de sêmen e novas terapias para garanhões subférteis

Casos clínicos reprodutivos

COFFEE BREAK

10h30 às 12h30 – Prático: Colheita fracionada e estimulação manual

INTERVALO

14h às 16h – Prof. Gabriel Monteiro
Teórico: Colheita de espermatozoides da cauda do epidídimo

Tópicos extras

COFFEE BREAK

16h30 às 18h30 – Professores Frederico Papa e Gabriel Monteiro
Prático: Colheita de espermatozoides da cauda do epidídimo

Termo de compromisso do evento

Termo de compromisso do evento:

a) Em caso de inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento. Caso não efetue o pagamento no prazo, será necessário entrar em contato com a Funep pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br para realizar uma nova inscrição.

b) Em caso de inscrição realizada via cartão de crédito, ATENÇÃO: se no prazo de três dias a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login) não estiver efetivada, entre em contato com a Funep, pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br.

c) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

d) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus. Em caso de desistência por parte do(a) participante, deverá informar via e-mail ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), em até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização do evento, com as devidas justificativas. Será devida uma multa (cláusula penal) de 10% (dez por cento) do valor pago. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será restituída inscrição após a realização do evento ou substituições de aulas, exceto em comum acordo com o(a) coordenador(a), de forma escrita. Se for o caso, o reembolso será efetuado no prazo mínimo de 7 (sete) dias úteis a partir da data da solicitação.

e) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

f) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.

Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.

g) A Funep, livre de quaisquer ônus para com o(a) participante, poderá utilizar-se da sua imagem e som de voz para fins comerciais e de divulgação do evento e suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto a Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, público ou privado, ainda que o(a) participante se encontre já na condição de egresso(a).

h) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.

i) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

j) Em caso de inadimplência ou renegociação de dívidas, a participação em novo curso só será possível com a quitação das parcelas que foram renegociadas ou com o pagamento à vista deste novo curso e/ou evento.

Funep – Compromisso com a Proteção de Dados.
Mais informações, consulte a Política da Privacidade da Funep (https://www.funep.org.br/privacidade) e o Termo de Compromisso do Usuário (https://www.funep.org.br/termo-usuario).