Tipo:

Presencial

 Período:

24 a 26 de setembro de 2025

 Local:

Centro de Convenções da Unesp/FCAV
Câmpus de Jaboticabal, SP

Carga Horária:

22 horas

Público-Alvo

Estudantes de Graduação, Pós-graduação e Profissionais

Área de interesse: Agronomia

Apresentação

A terceira edição do SIMPOHERBI acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2025, no Centro de Convenções da Unesp, Câmpus de Jaboticabal, como uma oportunidade para discussão sobre desafios e avanços tecnológicos no controle químico de plantas daninhas.

O evento é promovido pela equipe do Laboratório de Matologia (LabMATO) da UNESP Jaboticabal, com apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep), e será composto por palestras técnico-científicas, momentos empresa e sessão de apresentação de trabalhos (pôster e oral).

Os temas apresentados no evento estão relacionados especificamente ao controle químico de plantas daninhas e tecnologias atuais associadas ao uso de herbicidas para manejo de plantas daninhas, incluindo culturas transgênicas.

O evento tem como objetivo promover discussão sobre desafios e avanços tecnológicos no controle químico de plantas daninhas.


Trabalhos Científicos

SIMPOHERBI aceita trabalhos nas seguintes áreas:
Controle químico de plantas daninhas; Bioherbicidas e potenciais produtos naturais herbicidas; Seletividade de herbicidas; Residual e persistência de herbicidas no solo; Misturas, adjuvantes e aditivos de calda; Tolerância e resistência de culturas e plantas daninhas a herbicidas; Bioquímica e fisiologia de herbicidas; Ecotoxicologia e impacto ambiental de herbicidas; Resíduo de herbicidas em alimentos.


Prazo para submissão dos trabalhos até 17 de agosto de 2025.


Para mais informações sobre envio e as normas acesse: https://simpoherbi.wordpress.com/normas-iii-simpoherbi/

Coordenador

Prof. Dr. Leonardo Bianco de Carvalho

Investimento

Até 23/08/2025

Estudante – R$ 75,00
Profissional – R$ 150,00

Até 23/09/2025

Estudante – R$ 100,00
Profissional – R$ 200,00

Durante o evento

Estudante – R$ 150,00
Profissional – R$ 300,00

*DESCONTO PARA INSCRIÇÃO EM GRUPO
– Até 23/08 – 10% de desconto
– Até 23/09 – 5% de desconto
– Durante o evento –  3% de desconto


*Grupo de no mínimo 8 pessoas.

Interessados em realizar a inscrição em grupo, entrar em contato com a Funep pelo whatsapp (16) 99768-9243, e-mail eventos@funep.org.br, telefones (16) 3209-1300 ou 3209-1303.

Formas de pagamento: À vista no boleto, pix ou parcelado no Cartão de Crédito em até *18x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).
ATENÇÃO! Não enviamos confirmação de inscrição. Acompanhe a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login)

PROGRAMAÇÃO

***Programação sujeita a alterações***

DIA 1 – 24/09/2025

Credenciamento e Abertura

8h30 – 9h50: Credenciamento

10h – 10h30: SOLENIDADE DE ABERTURA

10h40 – 12h: CONFERÊNCIA DE ABERTURA – Comunicação científica e importância na construção do conhecimento

Painel 1: Dinâmica de herbicidas

13h30 – 13h40: Início dos trabalhos da tarde

13h40 – 14h20: PALESTRA – Importância do conhecimento em fisiologia de herbicidas para o controle químico de plantas daninhas | Prof. Dr. Rafael M. Pedroso (USP, Piracicaba, SP)

14h30 – 15h10: PALESTRA – Dinâmica de herbicidas na palha e sua importância no controle químico de plantas daninhas | Prof. Dr. Edivaldo D. Velini (UNESP, Botucatu, SP)

15h20 – 16h20: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentação de pôsteres 1 e Coffee break

16h20 – 16h30: Momento empresa 1

16h40 – 17h30: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentações orais 1

19h – Confraternização por adesão

DIA 2 – 25/09/2025

Painel 2: Manejo em sistemas agrícolas

8h – 8h10: Início dos trabalhos da manhã

8h10 – 8h50: PALESTRA – Perspectivas para o controle químico de plantas daninhas na sucessão de cana-de-açúcar e amendoim | Pesq. Dr. Carlos A. M. Azânia (IAC, Ribeirão Preto, SP)

9h – 9h40: PALESTRA – Perspectivas para o controle químico de plantas daninhas na sucessão de soja e milho

9h50 – 10h20: Coffee break

10h20 – 10h30: Momento empresa 2

10h40 – 12h: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentações orais 2

Painel 3: Manejo em áreas de HF

13h30 – 13h40: Início dos trabalhos da tarde

13h40 – 14h20: PALESTRA – Controle químico e impacto do uso de herbicidas para a produção de citros e café

14h30 – 15h10: PALESTRA – Controle químico e riscos do uso de herbicidas para a produção de olerícolas | Profa. Dra. Naiara Guerra (UFSC, Curitibanos, SC)

15h20 – 16h20: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentação de pôsteres 2 e Coffee break

16h20 – 16h30: Momento empresa 3

16h40 – 17h30: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentações orais 3

19h – Confraternização por adesão

DIA 3 – 26/09/2025

Painel 4: Manejo em áreas florestais

8h – 8h10: Início dos trabalhos da manhã

8h10 – 8h50: PALESTRA – Eficácia e segurança ambiental do controle químico de plantas daninhas em restaurações florestais

9h – 9h40: PALESTRA – Perspectivas para o controle químico de plantas daninhas em florestas plantadas | Prof. Dr. Caio A. Carbonari (UNESP, Botucatu, SP

9h50 – 10h20: Coffee break

10h20 – 10h30: Momento empresa 4

10h40 – 12h: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentações orais 4

Painel 5: Resistência a herbicidas

13h30 – 13h40: Início dos trabalhos da tarde

13h40 – 14h20: PALESTRA – Conhecimento do mecanismo de resistência e sua importância no controle químico de plantas daninhas | Prof. Dr. Kassio F. Mendes (USP, Piracicaba, SP)

14h30 – 15h10: PALESTRA – Custos da resistência de plantas daninhas a herbicidas | Pesq. Dr. Fernando S. Adegas (Embrapa, Londrina, PR)

15h20 – 15h50: Coffee break

16h – 17h: ENCERRAMENTO – Homenagem, Premiação e Encerramento

19h – Confraternização por adesão

Termo de compromisso do evento

Termo de compromisso do evento: III SIMPOHERBI – SIMPÓSIO DE HERBICIDAS E TECNOLOGIAS ASSOCIADAS

a) Em caso de inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento. Caso não efetue o pagamento no prazo, será necessário entrar em contato com a Funep pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br para realizar uma nova inscrição.

b) Em caso de inscrição realizada via cartão de crédito, ATENÇÃO: se no prazo de três dias a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login) não estiver efetivada, entre em contato com a Funep, pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br.

c) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

d) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus. Em caso de desistência por parte do(a) participante, deverá informar via e-mail ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), em até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização do evento, com as devidas justificativas. Será devida uma multa (cláusula penal) de 10% (dez por cento) do valor pago. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será restituída inscrição após a realização do evento ou substituições de aulas, exceto em comum acordo com o(a) coordenador(a), de forma escrita. Se for o caso, o reembolso será efetuado no prazo mínimo de 7 (sete) dias úteis a partir da data da solicitação.

e) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

f) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.

Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.

g) A Funep, livre de quaisquer ônus para com o(a) participante, poderá utilizar-se da sua imagem e som de voz para fins comerciais e de divulgação do evento e suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto a Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, público ou privado, ainda que o(a) participante se encontre já na condição de egresso(a).

h) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.

i) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

Funep – Compromisso com a Proteção de Dados.
Mais informações, consulte a Política da Privacidade da Funep (https://www.funep.org.br/privacidade) e o Termo de Compromisso do Usuário (https://www.funep.org.br/termo-usuario).