Tipo:
Teórico (Online) e Prático (Presencial)
Teórico (Online) e Prático (Presencial)
13/09 a 18/10/2025
Online e Presencial na USP – Câmpus de Pirassununga
Teórica: 20 horas
Prática: 24 horas
GRUPO DE WHATSAPP:
Espaço para que os alunos possam tirar dúvidas sobre técnicas ultrassonográficas não convencionais e discutir casos clínicos com o Prof. Marcus Feliciano.
————————————–
Curso Teórico (Online):
R$ 1.700,00
Curso Teórico (Online) e Prático (Presencial)
R$ 3.500,00
Curso Teórico (Online):
R$ 2.200,00
Curso Teórico (Online) e Prático (Presencial)
R$ 4.000,00
Carga Horária:
Teórica (Online): 20 horas
Prática (Presencial): 24 horas
Total: 44 horas
PALESTRANTES:
Prof. Dr. Antônio Carlos Cunha Lacreta Junior – UFLA
Prof. Dr. Marcus Antonio Rossi Feliciano – FZEA USP
MSc. M.V Camila Debastiani
CRONOGRAMA:
AULAS TEÓRICAS – Online – Via Plataforma Zoom
Os módulos serão aos sábados (conforme descrito abaixo), das 14h às 18h e com um intervalo de 15 minutos (*).
*Exceção: 4º módulo (Sábado, 08h às 12h).
Obs.: Todas as aulas seguem o horário de Brasília.
1º Módulo – Elastografia
Prof. Marcus Feliciano (USP)
Data: 13 de setembro de 2025
Carga horária: 4 horas
2º Módulo – Ultrassonografia Contrastada
Prof. Marcus Feliciano (USP)
Data: 20 de setembro de 2025
Carga horária: 4 horas
3º Módulo – Ultrassonografia Doppler – Introdução
Prof. Lacreta (UFLA)
Data: 27 de setembro de 2025
Carga horária: 4 horas
4º Módulo – Ultrassonografia Doppler – Rins e Linfonodos
Prof. Lacreta (UFLA)
Data: 04 de outubro de 2025
Carga horária: 4 horas
5º Módulo – Ultrassonografia Doppler – Fígado
Prof. Lacreta (UFLA)
Data: 11 de outubro de 2025
Carga horária: 2 horas (14h às 16h)
6º Módulo – Ultrassonografia Doppler – Gestação e Sistema reprodutor
Prof. Marcus Feliciano (USP)
Data: 11 de outubro de 2025
Carga horária: 2 horas (16h15 às 18h15)
AULAS PRÁTICAS (PRESENCIAIS)
As aulas serão realizadas na Universidade de São Paulo – USP – Câmpus de Pirassununga, SP.
Palestrantes:
Prof. Dr. Marcus Antonio Rossi Feliciano – FZEA USP
MSc. M.V Camila Debastiani
1º DIA – 16 de outubro de 2025 (Quinta-feira)
Manhã (8h – 12h)
– Conhecendo o seu equipamento de ultrassonografia: modalidade doppler
– Ajuste de sinais de doppler
– “Teste drive”: adquirindo as suas primeiras imagens em modo doppler
Tarde (14h – 18h)
– Aquisição de imagens e fluxos renais
– Principais mensurações
2º DIA – 17 de outubro de 2025 (Sexta-feira)
Manhã (8h – 12h)
– Aquisição de imagens e fluxos hepáticos
– Principais mensurações
Tarde (14h – 18h)
– “Review”: treinando a técnica de doppler renal
– Aquisição de imagens e fluxos hepáticos
– Principais mensurações
– Avaliação de linfonodos abdominais pela técnica de doppler
3º DIA – 18 de outubro de 2025 (Sábado)
Manhã (8h – 12h)
– Aquisição de imagens e fluxos do sistema reprodutor
– Principais mensurações
Tarde (14h – 18h)
– Aprendendo a trabalhar com CEUS e elastografia
– Aquisição de imagens nos principais sistemas orgânicos nos animais
Termo de compromisso do evento: III CURSO DE TÉCNICAS ULTRASSONOGRÁFICAS NÃO CONVENCIONAIS EM PEQUENOS ANIMAIS – DOPPLER, ULTRASSONOGRAFIA CONTRASTADA E ELASTOGRAFIA
a) Em caso de inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento. Caso não efetue o pagamento no prazo, será necessário entrar em contato com a Funep pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br para realizar uma nova inscrição.
b) Em caso de inscrição realizada via cartão de crédito, ATENÇÃO: se no prazo de três dias a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login) não estiver efetivada, entre em contato com a Funep, pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br.
c) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.
d) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus. Em caso de desistência por parte do(a) participante, deverá informar via e-mail ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), em até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização do evento, com as devidas justificativas. Será devida uma multa (cláusula penal) de 10% (dez por cento) do valor pago. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será restituída inscrição após a realização do evento ou substituições de aulas, exceto em comum acordo com o(a) coordenador(a), de forma escrita. Se for o caso, o reembolso será efetuado no prazo mínimo de 7 (sete) dias úteis a partir da data da solicitação.
e) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.
f) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.
Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.
g) A Funep, livre de quaisquer ônus para com o(a) participante, poderá utilizar-se da sua imagem e som de voz para fins comerciais e de divulgação do evento e suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto a Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, público ou privado, ainda que o(a) participante se encontre já na condição de egresso(a).
h) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.
i) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.
Funep – Compromisso com a Proteção de Dados.
Mais informações, consulte a Política da Privacidade da Funep (https://www.funep.org.br/privacidade) e o Termo de Compromisso do Usuário (https://www.funep.org.br/termo-usuario).