Tipo:

Online

 Local:

Online

Carga Horária:

50 horas

Apresentação

O curso “Ações Pedagógicas de Acessibilidade para Estudantes com Deficiência Visual”, tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais da área de Educação, para a prática pedagógica com estudantes com Deficiência Visual, mais especificamente na orientação de uso de recursos acessíveis na disponibilização de materiais didáticos.

Direcionado a graduandos de cursos de licenciatura, professores e gestores, este curso se justifica pela necessidade de afinar a prática pedagógica com as Políticas Públicas de Inclusão Escolar e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, tendo em vista o novo paradigma da educação que prevê que todos os cidadãos tenham o direito ao Ensino Regular.

O curso tem duração de 50 horas, distribuídas em cinco semanas. A cada semana serão apresentadas leituras obrigatórias, fundamentais para a realização das atividades propostas. Ao final, o cursista poderá apresentar um projeto para elaboração de um material didático para o estudante com DV.

O curso será dividido em cinco temas. No primeiro tema será abordado sobre a aprendizagem do estudante com Deficiência Visual, conhecendo como é o seu universo e compreendendo o processo de inclusão do aluno cego e com baixa visão. No segundo tema será discutido o processo de adequações curriculares, que são um conjunto de ajustes que favorecem o acesso de todos os alunos à proposta curricular do Ensino Regular. No terceiro tema é destinado para que se conheça mais sobre as Tecnologias Assistivas, que são os recursos de Acessibilidade que equiparam as oportunidades para a pessoa com deficiência. No quarto tema será aprofundado o uso da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade denominado de Audiodescrição. No quinto e último tema, o cursista, se assim desejar, deverá elaborar um projeto de acessibilidade para algum material didático.


Período para conclusão do curso e acesso a plataforma após compra efetivada: 3 meses

Público-Alvo

Professores, gestores e estudantes de graduação e pós-graduação; multiplicadores e formadores atuantes em organizações civis de interface coma temática do curso.

Coordenadores

PROFA. MARIA LUIZA LEDESMA RODRIGUES
PROFA. SOELLYN ELENE BATALIOTTI

ATENÇÃO!!!

Assim que efetivada a sua inscrição, no prazo de até 48 horas úteis, você receberá um e-mail com o login e senha para acessar o curso.

Na sua área do usuário no link – MEUS EVENTOS – você verá o nome do evento e ao clicar sobre o link –ACESSAR CURSO – você terá que realizar o login na plataforma EaD Funep utilizando o login e senha informados via e-mail.

A partir daí você terá acesso ao conteúdo do curso e terá que cumprir as etapas informadas. 

Investimento

Até 25/08/2025

 

R$ 80,00

Formas de pagamento: À vista no boleto ou parcelado no Cartão de Crédito em até *18x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).
ATENÇÃO! Não enviamos confirmação de inscrição. Acompanhe a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login)

Termo de compromisso do evento

Termo de compromisso do evento: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

a) Em caso de inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento. Caso não efetue o pagamento no prazo, será necessário entrar em contato com a Funep pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br para realizar uma nova inscrição.

b) Em caso de inscrição realizada via cartão de crédito, ATENÇÃO: se no prazo de três dias a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login) não estiver efetivada, entre em contato com a Funep, pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br.

c) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

d) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus. Em caso de desistência por parte do(a) participante, deverá informar via e-mail ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), em até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização do evento, com as devidas justificativas. Será devida uma multa (cláusula penal) de 10% (dez por cento) do valor pago. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será restituída inscrição após a realização do evento ou substituições de aulas, exceto em comum acordo com o(a) coordenador(a), de forma escrita. Se for o caso, o reembolso será efetuado no prazo mínimo de 7 (sete) dias úteis a partir da data da solicitação.

e) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

f) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.

Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.

g) A Funep, livre de quaisquer ônus para com o(a) participante, poderá utilizar-se da sua imagem e som de voz para fins comerciais e de divulgação do evento e suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto a Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, público ou privado, ainda que o(a) participante se encontre já na condição de egresso(a).

h) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.

i) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

Funep – Compromisso com a Proteção de Dados.
Mais informações, consulte a Política da Privacidade da Funep (https://www.funep.org.br/privacidade) e o Termo de Compromisso do Usuário (https://www.funep.org.br/termo-usuario).