Tipo:

Presencial

 Período:

Teórico: 07 e 08/11/2024
Prático: 11 a 15/11/2024

 Local:

Teórico: Centro de Convenções da Unesp/FCAV – Câmpus de Jaboticabal, SP

Prático: Laboratório de Nutrição de Cães e Gatos da Unesp/FCAV – Câmpus de Jaboticabal, SP

Carga Horária:

Teórico: 16 horas
Prático: 40 horas

Apresentação


12º CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE NUTRIÇÃO DE CÃES E GATOS – UMA VISÃO INDUSTRIAL

Este curso tem como propósito apresentar e ensinar desde área de nutrição básica até conceitos bem aprofundados de processo de extrusão para cães e gatos.

Objetiva-se transmitir as informações básicas da nutrição de cães e gatos: fundamentação de conceitos nutrição e do processo produtivo de alimentos extrusados para cães e gatos; apresentar informações sobre o mercado pet e conceituar em nutrição e produção de alimentos extrusados.

Público-Alvo

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO, ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO, PROFISSIONAIS
(Veterinários, Zootecnistas, Agrônomos e Engenheiros de Alimentos).

Coordenadores

Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi
Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos

Investimento

MÓDULO TEÓRICO

 

Até 20/09/2024

Estudantes de graduação
R$ 150,00

Estudantes de pós-graduação
R$ 200,00

Profissionais
R$ 350,00

MÓDULO TEÓRICO

 

Até 06/11/2024

Estudantes de graduação
R$ 170,00

Estudantes de pós-graduação
R$ 230,00

Profissionais
R$ 370,00

MÓDULO PRÁTICO

*Vagas limitadas! 40 vagas

Estudantes (graduação)
R$ 1.800,00

Profissionais
R$ 2.800,00

*Inscrição será validada apenas para participantes que realizarem o modulo teórico e mediante seleção para a vaga.

ATENÇÃO! DESCONTO PARA INSCRIÇÕES EM GRUPO DE 5 PESSOAS. DESCONTO DE 20% PARA CADA PESSOA.
Interessados devem entrar em contato com o Setor de Eventos da Funep pelo e-mail eventos@funep.org.br, Whatsapp (16) 99768-9243 ou pelos telefones (16) 3209-1300 ou 3209-1303.

Formas de pagamento: À vista no boleto, pix ou parcelado no Cartão de Crédito em até *18x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).

ATENÇÃO! Não enviamos confirmação de inscrição. Acompanhe a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login)

*PROGRAMAÇÃO

*Sujeito a alterações 

CURSO TEÓRICO – 07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2024

 

Dia 07 de novembro de 2024 (quinta-feira)

8:00 – 8:30 – Recepção e entrega de materiais
8:30 – 8:45 – Abertura
8:45 – 9:30 – Palestra:
Mercado pet: quanto crescemos e para onde vamos?
Palestrante: Eliane Gatto, SPF Palatability/Symrise Pet Food.
9:30 – 9:40 – Espaço para perguntas
9:40 – 10:10 – Palestra:
Criando estrutura em um alimento enlatado
Dr. Fabiano Sá, Adimax Pet.
10:10 – 10:20 – Espaço para perguntas
10:20 – 10:40 – Coffee-break
10:40 – 11:10 – Palestra:
Qualidade de ingredientes congelados para alimentos úmidos
Palestrante: Alderley Zani Carvalho, AZC Animal Nutrition Consulting
11:10 – 11:20 – Espaço para perguntas
11:20 – 11:50 – Palestra:
Formulação e produção de treats secos
Palestrante: Dr. Fabiano César Sá, Adimax Pet
11:50 – 12:00 – Espaço para perguntas
12:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – 14:45 – Palestra:
Estrutura do premix e estabilidade vitamínica
Palestrante: Dra. Mayara Aline Baller, MCassab
14:45 – 14:55 – Espaço para perguntas
14:55 – 15:40 – Palestra:
Proteínas de origem animal: Segurança e valor nutricional
Palestrante: Prof. Dr. Luciano Trevisan. UFRGS.
15:40 – 15:50 – Espaço para perguntas
15:50 – 16:35 – Palestra:
Proteínas de origem vegetal: funcionalidade e valor nutricional
Palestrante: Msc. Francine Mendes Peres. BRF Pet
16:35 – 16:45 – Espaço para perguntas
16:45 – 17:05 – Coffee break
17:05 – 17:50 – Palestra:
Carboidratos e fibras: temos novas opções viáveis?
Palestrante: Profa. Dra. Ananda Felix. UFPR.
17:50 – 18:00 – Espaço para perguntas
18:00 – 18:20 – Recados e encerramento primeiro dia

Dia 08 de novembro de 2024 (sexta-feira)

8:00 – 8:45 – Palestra: Formulação com base em consumo
Palestrante: Prof. Dr. Aulus C Carciofi, FCAV/Unesp.
8:45 – 8:55 – Espaço para perguntas
8:55 – 9:40 – Palestra:
Medindo e garantindo shelf-life?
Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Vasconcellos, UEM.

9:40 – 9:50 – Espaço para perguntas
9:50 – 10:20 – Coffee break
10:20 – 11:05 – Palestra:
Bem-estar, seletividade e consumo de alimentos
Palestrante: Msc. Mayara Correa Peixoto. Integral Mix
11:05 – 11:15 – Espaço para perguntas
11:15 – 12:00 – Palestra:
Desenvolvimento em produtos com base em ciência
Palestrante: Dra. Juliana Jeremias. PremierPet
12:00 – 12:10 – Espaço para perguntas
12:10 – 13:00 – Encerramento


**CURSO PRÁTICO – 11 A 15 DE NOVEMBRO DE 2024

**Inscrição será validada apenas para participantes que realizarem o modulo teórico e mediante seleção para a vaga.

Aulas on-line: Estimativas da necessidade energética de cães e gatos
Determinação da energia metabolizável e digestibilidade dos alimentos
Protocolos de avaliação do efeito da dieta no pH urinário de cães e gatos
Formulação de rações para cães e gatos

Dia 11 de novembro de 2024 (segunda-feira)

08:00 – 09:00 – Extrusion Processing: definitions and principles of working.
Prof. Dr. Sajid Alavi, Kansas State University
09:00 – 09:30 – Intervalo
09:30 – 10:30 –
Mistura e Moagem
Alderley Zani Carvalho, AZC Animal Nutrition – Consulting
10:30 – 11:30 –
Ingredient Functionality.
Prof. Dr. Sajid Alavi, Kansas State University.
11:30 – 13:30 – Almoço
13:30 – 14:30 –
Configuração de hardware e condições de operação.
Dr. Fabiano Sá, Adimax Pet.
14:30 – 15:00 – Intervalo
15:00 – 16:00 –
Instrumental/Analytical Techniques for Process and Quality Control.
Prof. Dr. Sajid Alavi, Kansas State University
16:00 – 17:00 –
Secagem e Recobrimento. Anderson Oliveira, Kemin industries, Inc.


Dia 12 de novembro de 2024 (terça-feira)

08:30 – 09:30 – Implicações do processamento na digestibilidade e palatabilidade.
Prof. Dr. Aulus C Carciofi
09:30 – 10:30 –
Controle do processo de cozimento por extrusão em alimento Pet Food.
Eduwaldo Benedito Jordão, Wenger Manufacturing, Inc
10:30 – 11:00 – Intervalo
11:00 – 12:00 –
Palatabilidade em alimentos para cães e gatos,
Profa Dra. Marcia de Oliveira Sampaio Gomes, USP São Paulo.
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 15:30 –
How to compute and balance mechanical and thermal energy application during the extrusion process.
Prof. Dr. Sajid Alavi, Kansas State University
15:30 – 16:00 – Intervalo
16:00 – 17:30 –
How to compute and balance mechanical and thermal energy application during the extrusion process (practical exercises).
Prof. Dr. Sajid Alavi, Kansas State University

Dia 13 de novembro de 2024 (quarta-feira) – TURMA A

Prática de extrusão de rações
08:00 – 08:30 – Fábrica de ração – orientações das atividades
08:30 – 10:00 – Fábrica de ração – prática
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 12:00 – Fábrica de ração – prática
12:00 – 13:30 – Almoço
14:00 – 16:00 – Fábrica de ração – prática
16:00 – 16:30 – Intervalo
16:30 – 18:00 – Avaliação da prática na fábrica de ração

Dia 13 de novembro de 2024 (quarta-feira) – TURMA B

Avaliação de alimentos e estimativa da energia metabolizável
08:00 – 10:00 – Prática de controle da oxidação
(Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos)
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 12:00 – Prática de controle da oxidação
(Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos)
12:00 – 13:30 – Almoço
14:00 – 15:30 – Formulação rações – Treinamento do Optimal
(Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos)
15:30 – 16:00 – Intervalo
16:00 – 17:30 – Formulação rações – Treinamento do Optimal
(Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos)

Dia 14 de novembro de 2024 (quinta-feira) – TURMA A

Avaliação de alimentos e estimativa da energia metabolizável
08:00 – 10:00 – Prática de controle da oxidação
(Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos)
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 12:00 – Prática de controle da oxidação
(Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos)
12:00 – 13:30 – Almoço
14:00 – 15:30 – Formulação rações – Treinamento do Optimal
(Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos)
15:30 – 16:00 – Intervalo
16:00 – 17:00 – Formulação rações – Treinamento do Optimal
(Prof. Dr. Ricardo de Souza Vasconcellos)

Dia 14 de novembro de 2024 (quinta-feira) – TURMA B

Prática de extrusão de rações
08:00 – 08:30 – Fábrica de ração – orientações das atividades
08:30 – 10:00 – Fábrica de ração – prática
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 12:00 Fábrica de ração – prática
12:00 – 13:30 – Almoço
14:00 – 16:00 – Fábrica de ração – prática
16:00 – 16:30 – Intervalo
16:30 – 18:00 – Avaliação da prática na fábrica de ração

Dia 15 de novembro de 2022 (sexta-feira)

Formulação de rações para cães e gatos

08:00 – 09:30 – Formulação de rações – Treinamento do Optimal
(Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi)
09:30 – 10:00 – Intervalo10:00 – 12:30 – Formulação de rações – Treinamento do Optimal
(Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi)
12:30 – 14:00 – Almoço

Avaliação da mistura e da moagem

14:00 – 15:30 – Prática de avaliação da qualidade de mistura e granulometria de alimentos
15:30 – 16:00 – Intervalo
16:00 – 17:00 – Prática de avaliação da qualidade de mistura e granulometria de alimentos
17:00 – 17:30 – Visita ao Laboratório de pesquisa em nutrição e doenças nutricionais de cães e gatos.

Formulação de rações para cães e gatos

08:00 – 09:30 – Prática de avaliação da qualidade de mistura e granulometria de alimentos
09:30 – 10:00 – Intervalo
10:00 – 12:00 – Prática de avaliação da qualidade de mistura e granulometria de alimentos
12:00 – 12:30 – Visita ao Laboratório de pesquisa em nutrição e doenças nutricionais de cães e gatos.
12:30 – 14:00 – Almoço

Avaliação da mistura e da moagem

14:00 – 16:00 – Formulação de rações – Treinamento do Optimal
(Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi)
16:00 – 16:30 – Intervalo
16:30 – 18:00 – Formulação de rações – Treinamento do Optimal
(Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi)


CLIQUE AQUI E ACESSE A FICHA DE SELEÇÃO PARA O CURSO PRÁTICO.

ATENÇÃO!
APÓS PREENCHER A FICHA, POR GENTILEZA, ENVIAR PARA O E-MAIL: eventos@funep.org.br. PRAZO PARA ENVIO ATÉ DIA 20/09/2024.
O RESULTADO DA SELEÇÃO SERÁ DIVULGADO VIA E-MAIL DIA 04/10/2024.


 

Termo de compromisso do evento

Termo de compromisso do evento: 12º CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE NUTRIÇÃO DE CÃES E GATOS

a) Em caso de inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento. Caso não efetue o pagamento no prazo, será necessário entrar em contato com a Funep pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br para realizar uma nova inscrição.

b) Em caso de inscrição realizada via cartão de crédito, ATENÇÃO: se no prazo de três dias a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login) não estiver efetivada, entre em contato com a Funep, pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br.

c) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

d) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus. Em caso de desistência por parte do(a) participante, deverá informar via e-mail ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), em até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização do evento, com as devidas justificativas. Será devida uma multa (cláusula penal) de 10% (dez por cento) do valor pago. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será restituída inscrição após a realização do evento ou substituições de aulas, exceto em comum acordo com o(a) coordenador(a), de forma escrita. Se for o caso, o reembolso será efetuado no prazo mínimo de 7 (sete) dias úteis a partir da data da solicitação.

e) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

f) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.

Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.

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h) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.

i) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

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