Free cookie consent management tool by TermsFeed Update cookies preferences Skip to main content


A Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – Funep foi criada em 28 de novembro de 1979, por um grupo de 40 docentes, pioneiros e visionários, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp – Câmpus de Jaboticabal, com o objetivo inicial único de auxiliar os professores no gerenciamento financeiro de seus projetos, tendo em vista que estava começando o interesse da iniciativa privada em investir em pesquisas.

Criada com o objetivo de facilitar a produção de atividades científicas, educacionais, culturais, ambientais e assistenciais, a Funep viabiliza o desenvolvimento de projetos de pesquisa, apoia a realização de cursos de especialização e de extensão universitária, simpósios, seminários, conferências e trabalhos por meio de publicações especializadas.

É uma instituição conveniada da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), com a finalidade de estabelecer e regulamentar programas de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e de interesses comuns, em especial com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV, Câmpus de Jaboticabal - SP.

A Funep é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com autonomia didático-científica, administrativa, financeira, patrimonial e operacional e foi instituída por meio de escritura pública lavrada em 16 de fevereiro de 1981. A Funep é fundação de apoio à universidade.

É instituição devidamente credenciada como Fundação de Apoio, em conformidade com o Decreto nº 62.817, de 4 de setembro de 2017. O credenciamento da Funep junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo foi publicado em 5 de dezembro de 2019, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A Funep está habilitada, não apenas, a apoiar Projetos provenientes da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV, Unesp Câmpus de Jaboticabal. Ela poderá apoiar qualquer outro Projeto proveniente de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação e dos Núcleos de Inovação Tecnológica, como também apoiar convênios/contratos firmados com quaisquer empresas públicas ou privadas.


A Funep se destaca pela tradição e credibilidade que conquistou ao longo dos anos, resultado da dedicação de seus professores parceiros e colaboradores.