A Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – Funep foi criada em 28 de novembro de 1979.

Com o objetivo de facilitar a produção de atividades científicas, educacionais, culturais, ambientais e assistenciais, a Funep viabiliza o desenvolvimento de projetos de pesquisa, apoia a realização de cursos de especialização e de extensão universitária, simpósios, seminários, conferências e trabalhos por meio de publicações especializadas.

Conveniada com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp por meio de um programa de cooperação acadêmica, proporciona a geração de conhecimento nas áreas de suas atuações e de interesses comuns, especialmente com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV, Câmpus de Jaboticabal/SP.

A fundação é de direito privado, de fins não econômicos e de apoio à universidade. Está reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Federal desde 2001, no Estado de São Paulo desde 1995 e em Jaboticabal desde 1985.

A Funep se destaca pela tradição e credibilidade que conquistou ao longo dos anos, resultado da dedicação de seus professores parceiros e colaboradores.